sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Explosion Book para a minha mãe


Adoro fazer coisas em papel e tenho paixão por cartões pop-up, pegar uma folha de papel e fazer um “encantamento” nunca falha em me deixar feliz :)

Então, passeando na rede semana passada, me deparei com o blog da Deb e com um tutorial de explosion book. Foi amor à primeira vista, principalmente por causa do tutorial que ela fez, simples, claro, bem explicadinho e o melhor, feito na própria postagem (ainda vou aprender a colocar várias fotos em uma postagem só rsrsr)

Resumindo, fiz um para a minha mãe e conto aqui para vocês como foi a execução.

O que você vai precisar:
Duas peças quadradas (eu usei 7 x 7 cm) de cartão ou MDF; Cinco pedaços de papel com 13 x 13 cm (você pode usar mais ou menos folhas de papel, mas mantenha o número impar); fita dupla face, fotografias (6 x 6cm) e mensagens para compor.
Para enfeitar a capa: figuras de guardanapos de papel, kit craquelê incolor, pincéis, verniz acrílico brilhante, tinta acrílica.

Preparando a capa:
Pinte as peças com tinta PVA ou acrílica, lixe as bordas e cantos para dar efeito envelhecido e faça a sombra nas bordas com giz pastel seco.
Recorte as figuras escolhidas, separe as camadas do guardanapo e descarte as duas folhas brancas e cole com termolina leitosa. Quando secar, apare o papel com lixa de unha e reaplique o giz pastel.
Passe a base craqueladora, espere o tempo indicado e aplique o verniz craquelê. Se você quiser, pode acelerar o efeito com secador.
Depois de seco, passe tinta acrílica aguada com pincel macio para realçar as rachaduras (ou betume em pasta)e lustre com um pedaço de malha.

Preparando o miolo:

Dobre o pedaço de papel ao meio na horizontal, desdobre e repita a dobradura, desta vez na vertical. desdobre novamente e dobre apenas uma vez na diagonal. Faça isso com todos os quadrados de papel.

Agora escolha uma peça dobrada e passe fita dupla face em um dos quadrantes, exceto nos que estiverem dobrados na diagonal. Pegue outra peça e sobreponha conforme a foto ao lado. Repita até terminar as peças, lembrando que o número de peças que formará o miolo do livrinho deve ser ímpar.

Feche o conjunto e cole as pontas externas nas capas.

Imprima fotos em tamanho que permita que uma pequena margem do papel colorido apareça (eu imprimi cada foto no tamanho 6 x 6 cm) e enfeite o explosion book como quiser. Você pode usar a frente e o verso do livrinho.

Fácil e lindo, não é? E eu garanto que você vai ficar cheia de "cartaz" com a sua mãe rsrsr

Dê uma passadinha no blog da Deb, clicando aqui e olhe os livrinhos que ela faz. São LINDOSSSS!!!

Gostou? Então deixe uma mensagem ou marque a caixinha embaixo desse post :)

8 comentários:

Chetica y Chor.- disse... [Responder comentário]

WWWOOOWW!!
QUE BELLOS TRABAJOS!!
ESPERO VER FLORECER TU BLOG
CARIÑOS Chetica.-

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@Chetica y Chor.-
Gracias Chetica :)Estoy feliz por tu comentário e por seer ahora tabiem mi seguidora. Humm, que tal mi español? Besos, Pat

ANDRÉA disse... [Responder comentário]

Nunca tinha visto um trabalho tão precioso!!!!
Andréa

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@ANDR�A
Oi Andréa. Puxa, obrigada! Fiquei vermelha rsrsr. Já já vou te conhecer também.
Bjs, Pat

Anônimo disse... [Responder comentário]

Amei o trabalho de dobradura. Vou tentar fazer com as fotos da festa das crianças.
Gostei do seu blog, já estou segindo você!
Visite meu cantinho http://bernartesanato.blogspot.com

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@Anônimo Oi Bernartesanato, que bom que você gostou :) Faça sim, é mais fácil do que parece. Vou te visitar ainda hoje, viu? Um beijinho, Pat

' ana luu , =) disse... [Responder comentário]

! muuito boom ! , só não sei se vou dar cona de fazer , mais eu sou doida com coisinhas de papel e tals .
parabéns =)

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@' ana luu , =) Oi Ana luu, dá conta sim :) Esse é bem facil. Esquece a capa cheia de frescura e faz com papelão de caixa de sapato e papel sulfite para experimentar. Garanto que daí, vc vai fazer um monte ;)
Beijo, Pat

Salve em PDF

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...