segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cartão Pop-Up ou "Robert Sabuda é um Gênio" :D

Já ouviu falar em cartões pop-up?
Vou mostrar aqui como fiz um cartão que o Robert Sabuda ensinou e que, apesar de simples, dá um efeito super diferente, como você pode ver pela foto ao lado.

Esse tipo de cartão é conhecido também como Kirigami ou Origami Arquitetônico e o Robert é um dos feras nessa arte.

Então? Prontos? Vamos ao PAP ?


Você vai precisar de:
- Molde do cartão impresso;
- Tesoura, cola bastão, linha prateada ou colorida, fita adesiva, fita dupla face;
- Papel em gramatura maior para a capa do cartão.
(Clique nas imagens para ver em tamanho maior)


Passo 1:
Vá ao site do Robert Sabuda, abra o arquivo da árvore e salve a imagem no seu computador.  Cole a imagem no word ou power point, deixe do tamanho que preferir , imprima e dobre na linha pontilhada do centro.



Passo 2:
Com cuidado, corte nas linhas contínuas da árvore. As linhas não vão aparecer, pois esse é o verso, mas se você for usar um papel mais fino ou clarinho, edite antes de imprimir, deixando as linhas mais claras.

 Passo 3:
Dobre nas linhas pontilhadas. Faça isso para os dois lados, virando o cartão. Essas linhas tem que ser marcadas bem certinhas, então, use uma espátula plástica ou as costas de uma colher

 Passo 4:
Abra o cartão, e, com cuidado, arrume as dobras para dentro usando os vincos que você fez. Feche o cartão e reforce os vincos. Agora, decida se e como quer cortar a margem. Que tal usar tesouras de cortes especiais ou cortadores de scrap?

 Passo 5 (sem as bolinhas):
Cole essa peça em um papel de gramatura maior. Se quiser, use uma cor contrastante, mas, para um efeito mais sofisticado, use papel branco ou pérola tanto na capa, quanto no miolo. Não faça como eu. Enfeite seu cartão ; )

Passo extra:
Faça bolinhas coloridas no word (menores do que as que usei) ou faça download de imagens e edite com palavras como Paz, Vida, Conquistas, Saúde, Tolerância, Respeito, Atitude, Paciência, etc. DICA: Use fotos nas bolinhas, personalizando seu cartão de acordo com quem vai receber. Deixe também algumas bolinhas maiores soltas dentro do envelope, assim quando ele for aberto, além de "chover" bolinhas, elas poderão ser usadas para enfeitar a árvore ;)

 Passo 6:
Recorte as bolinhas e cole duas delas pelo verso, fazendo um sanduíche com um pedaço de linha. Cole pela linha no verso do recorte de árvore para que fique bem arrumado ao fechar.
Agora sim, cole no cartão que será a capa e ... Você terminou !!!!

E aí? Quantos de seus amigos vão receber esse cartão ?  Animou?
Corra então no site do Robert Sabuda para pegar a imagem. Aproveite e olhe todos os outros cartões legais que ele disponibiliza e ensina. Esse é um dos sites mais completos para quem quer começar.
Para imagens das bolinhas, dê uma olhada nesses freebies da Wendy , da  Brenda ou aqui no IBLS Pastime.  Humm... se fizer download, lembre do que a mamãe ensinou: diga obrigado, tá?

Na próxima, conto como fazer uma flor de bombom super fácil para a festa de fim de ano do trabalho : )
Beijos, Pat

8 comentários:

João Felipe disse... [Responder comentário]

Muito bonito
vou falar pra mamame fazer comigo
bj

Raquel Amaral disse... [Responder comentário]

Olá!
Adorei seu blog,infelizmente nao tenho vocaçao para manter um.
Será que voce pode me ajudar? Farei uma ceia em minha casa no Natal para familia e nao sei o que dar de lembrança.Pensei em cd, mas nao estou encontrando fundo verde e vermelho para imprimir as caixinhas, vc tem esse fundo.
Aceito o que vier de coraçao como ajuda.
Meu e-mail: r.moreiraaraujo@yahoo.com.br
Há! Meu nome é Raquel...
Bjus..

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@Raquel Amaral Oi Raquel, sem pânico rsrs. Vá no google e digite: "freebie christmas paper" sem as aspas e pesquise em "imagens". Aí é só escolher, tem muitas, testei agora. Só cuidado pois algumas imagens são vendidas então, atenção para a palavra "freebie", tá? Hoje logo depois da meia noite, tenho uma postagem programada com flores de bombom vermelhas e verdes. Dê uma olhada e veja se pode ajudar, tá? Bjs, Pat

Fê arte minha disse... [Responder comentário]

Valeu pelas dicas !!! sempre achei lindo, mas nunca consegui entender como é feito,,,, beijos

Fê Arte Minha

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@Fê arte minha Oi Fê! Saudade, tem tempo que não te visito, vou hoje aí :) E o origami arquitetônico é mesmo intrigante, não? Dê um pulo na página inicial do Robert, tem tantos tutoriais e moldes ótimos que você corre o risco de "virar a noite" lá ;) Beijão, Pat

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@João Felipe Oi João, faz sim e fala pra mamãe ir com você no site do Robert para ajudar com o inglês, você vai amar, tem um monte de cartões bacanas, lá :)
Beijos, Pat

LúhH disse... [Responder comentário]

Oi Pat ! Adorei esse PAP, muito legal !
Não achei o site de biju que você falou que achou, se der me manda o Link ?

Beijinhos !

Gente de Massinha disse... [Responder comentário]

@LúhH Oi Lu, adoro o Robert. É O CARA né? rsrsr E o link é do blog da Mariana o "comocriarbijuterias.com.br". Bj, Pat

Salve em PDF

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...